segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ati3_Conceitos_Curriculo_TIC-neuseny

Ati3_Conceitos_Curriculo_TIC-neuseny

Uma das definições atribuídas ao currículo é um conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46

Uma das maiores contribuição da tecnologia ao desenvolvimento do currículo com certeza é o de permitir o desabrochar do pensamento de cada discente segundo suas múltiplas inteligências, possibilitando novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir o pensamento com o uso das múltiplas linguagens .

Posso sugerir que se integre as tecnologias ao desenvolvimento do currículo incluindo aulas práticas usando os ambientes educativos, uma que seja por semana em qualquer disciplina desde que o professor explore corretamente, planeje aulas ricas, explore as hipermídia, e as diferentes linguagens sonoras, imagéticas e textos e fazendo as adaptações necessárias para o desenvolvimento das habilidades previstas dentro do currículo.

Desenvolver projetos no âmbito curricular de uma forma geral atribui-se pensar num todo organizado previamente, é prever, lançar desafios pois a criação de experiências necessária dentro do currículo está ligada à inúmeras possibilidades de instigar o aprendizado, o projeto possibilita isso, um todo organizado que quando bem estruturado possibilita retomadas de ações em busca do objetivo proposto previamente, pode se afirmar portanto currículo e projetos estão intrinsecamente ligados, sendo que dentro de um currículo pode-se criar vários projetos visando diferentes focos de aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário