Atividade 1 unidade IV
No ritmo acelerado do mundo virtual a escola tem enfrentado um enorme desafio, a desfragmentação do conhecimento, pois na cabeça da criança não há compartimentos separados para armazenar as informação, uma das proposta é a interdisciplinaridade, que vem sendo adotada, certamente tem sido o caminho mais acertado para aproveitar as linguagens tecnológicas e midiáticas vivenciadas por nossas crianças, adolescentes e jovens fora do espaço escolar.
A inserção das tecnologias e mídias no processo de ensino aprendizagem, reforça a atual necessidade de o educador fazer uso desses recursos promovendo um aprendizado, diferente, dinâmico e significativo para o aluno desta geração. É grande a responsabilidade do professor, pois nesta proposta, deve deixar de agir apenas como mediador e passar a ser também um experimentador, deve repensar o seu papel, enfrentar seus medos e limitações e entrar de cabeça nessa “era”, deve propor e criar novas estratégias que utilize as ferramentas tecnológicas e mídias, como recursos metodológicos em suas aulas diárias. Ao utilizar, por exemplo, o computador como meio didático, como uma ferramenta que facilita a busca das informações o aluno passará a percebe-lo não apenas como um meio para a comunicação .
Um outro ponto positivo a favor do professor é que enquanto instiga o aluno a selecionar o que de fato é importante para sua formação, absorve e interage com os mesmos no manuseio desses recursos potencializando assim o processo de ensino e aprendizagem, o que certamente propicia a si e ao aluno o desenvolvimento de competências para lidar com as exigências da sociedade atual.
Neuseny, vejo positivo o seu fazer pedagógico. Você é de fato essa educadora que instiga o aluno a võos mais altos. Espero que o curso tenha promovido mais conhecimentos quanto ao uso das tecnologias na sala de aula e que você continue sempre envolvida com seus alunos através dos trabalhos com projetos e com o uso das tecnologias midiáticas.
ResponderExcluir