quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escola Estadual Deusa Moraes

Projeto: O Mistério da Ciência
Falta de relação do conteúdo estudado com a prática e vivencia diária do aluno
Tema gerador: Feira de ciênciasExperimentos Científicos

Justificativa

Vivemos em um Mundo em transformação, este é o motivo pelo qual, mais do que nunca, é preciso valorizar a Ciência. A aventura do pensamento que chegou aos grandes desenvolvimentos tecnológicos e científicos atuais, foi baseado em procedimentos que aliou-se o conhecer ao experimentar, verificando hipóteses e estabelecendo teorias. Ao longo desta trajetória, o pensamento humano derrubou mitos, aperfeiçoou formas sociais e econômicas. Aconteceram grandes progressos nas áreas de saúde e da humanidade, é necessário acreditar no Homem e no seu Saber, do qual a Ciência faz parte.
Nessa trajetória chega-se ao conhecimento que é algo que adquirimos, mas advém de outras fontes: dos livros, debates, discussões, das observações, ele permite entender os fenômenos. Portanto a Feiras de Ciências se encaixam no contexto do ensino formal e é uma preciosa ação complementar do processo de ensino aprendizagem, sua implantação e desenvolvimento têm seguido trajetórias e permite entender sobre temas diversos.
As escolas de uma forma geral elaboram atividades com o objetivo de desenvolver o ato de educar no aluno, na prática, as atividades devem estar voltadas para a formação integral. A ação Feira de Ciências coloca o aluno frente ao novo, e o induz a busca por informações, uma vez que apresentado com organização, com material visual e escrito pode transmitir muitas informações proporcionando um aprendizado completo e eficaz. Um outro ponto importante é a prática, o que evidencia como a melhor maneira de se aprender alguma coisa, nesse sentido deve se motivar o aluno a interagir, pois o quanto mais se participa, mais se acumulam conhecimentos e experiências propiciando cada vez mais o sucesso na aprendizagem.
Nesse processo o aluno passa a compreender a realidade o que é fundamental para que possa participar como protagonista de sua história, anunciando novos caminhos para exercer sua cidadania.

Objetivo Geral

Possibilitar aprendizagens significativas através de vivências e atividades concretas na área de Ciências.

Objetivos específicos

· Estimular o ensino de Ciências através de experiências.
· Promover maior interatividade entre as diversas disciplinas do currículo escolar;
· Combinar leituras, observações, experimentações, registros para coleta, comparação, análise organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
Procedimentos:
Este passo é extremamente importante, porque possibilitará ao aluno a contextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre os conhecimentos. Desta forma, parte de um planejamento coletivo que á articulado entre as diferentes áreas do conhecimento no momento da hora atividade, onde os professores das várias áreas do conhecimento procuram utilizar diferentes metodologias para explorar as temáticas da forma mais ampla possível, neste momento lança mão de vários recursos dentre eles: impressos, tecnológicos, midiático, multimídias, internet, etc, como meio para a busca de informação, durante as aulas o professores sempre mediará uma prática desenvolvendo assim as habilidades de Organizar,Observar, Pesquisar, Investigar, Adotar critérios para a pesquisa, Experimentar e validar os resultados das fases do experimento.
Dentre as várias possibilidades metodológicas citamos algumas:
· Aula expositiva dialogada;
· Aula expositiva com apresentação de slide
· Aulas interativas com produções de esquemas
· Observação de um fato ou fenômeno
· Pesquisas
· Leituras
· Aula prática, visualização de diferentes seres bióticos e abióticos e fenômenos;
· Discussão de resultados
· Elaboração de tabelas, relatórios, sínteses,... sobre as diferentes práticas (experiências) realizadas
· Construção pelos alunos de painéis, maquetes,
· Realização das Feiras de Ciências, etc.
Recursos:
Materiais pedagógicos:
Papeis diversos para cartazes, régua, TNT, EVA, Isopor, Tintas, Colas, Pinceis, Papel Ofício, etc.

Material tecnológico:
Computador
Notebook
Caixa de som
Microfone
Câmera digital
Laboratório móvel de ciências ( Vidrarias, reagentes, ...)
Microscópio
CD, DVD, Pendrive
Aparelho de DVD
Aparelho de retroprojetor, etc.

Material humano:
Alunos
Professores, Coordenadores, Diretor
Pais
Voluntários
Parceiros

Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa no que referem se à freqüência, participações oral e escrita, interatividade, trabalho coletivo, conhecimento, espírito de responsabilidade durante as aulas expositivas e práticas propostas, e quantitativas através de avaliações, relatório, feedbeach, dinâmicas, Jogos, individual escrita aplicada no final do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário