quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

O Projeto “O Curioso Mundo das Ciências” é desenvolvido na Escola Estadual Deusa Moraes aborda questões relacionadas ao meio ambiente. Seu objetivo geral é estimular a mudança na prática e atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, além de conhecer e avaliar a degradação dos ambientes naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, contribuindo para a manutenção um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta. Nesta proposta o aluno interage, estabelece relações, transforma, ré - elabora e atua no meio em que vive e em outras realidades.
Como sabemos são vários os conceitos atribuídos a “projeto” um deles é: ”atividade organizada que objetiva resolver um problema” esta ação descrita a seguir realmente se encaixa nesta definição. A ação do manejo correto do resíduo (papel) gerado e descartado indevidamente pela comunidade escolar. Na prática desta ação os alunos vão se sensibilizando a construir a realidade, atribuindo-lhe significado, tornando-se aprendizagem significativa, que pelo contrario do que se imagina é uma aprendizagem globalizada, portanto o quanto mais globalizado for o aprendizado, maior e mais estável será seu significado, mais fácil será a retenção das informações e maior será a sua transferência e funcionalidade. Daí entra a importância do trabalho interdisciplinar no desenvolvimento desta ação.
As atividades desenvolvidas levam em consideração as novas exigências sociais, trabalhando as noções de convívio e de práticas que estabeleçam relações de solidariedade e de cooperação. A prática do professores na sala de aula nesse momento, deve ser dinâmica, de forma a valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, e ao mesmo tempo incutir novos conceitos.
Os conceitos mais explorados foram: degradação ambiental, lixo, coleta seletiva, reciclagem artesanal, papel, recursos naturais, impacto ambiental, etc. Estes conceitos foram explorados com o uso dos recursos tecnológicos como Leituras as pesquisas em websites, exploração de esquemas, gráficos, imagens, exploração de recursos multimídias, e apresentação de slides pelo professor, etc.
Como todo o trabalho gira em torno do problema “Lixo” os conceitos formulados e explorados estimula a construção do pensamento, levando o desenvolvimento do raciocínio, dedução, e memória, o que proporciona a construção do conhecimento.
Quantos aos conteúdos procedimentais os alunos colocaram em prática o conhecimento adquiridos, como a realização da coleta seletiva do papel, nas oficinas: confecção de utensílios, maquetes, roupas, jogos pedagógicos, produção de parodias, poesias, peças, painéis informativos, folder , dramatização de peças, produção de vídeos, etc.
No decorrer do desenvolvimento das ações os alunos foram adotando nova postura demonstrando uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente. Destacou-se a mudança nos hábitos, quanto ao uso correto dos cestos de lixo, acondicionamento correto dos demais resíduos nos coletores seletivos, manutenção do pátio escolar limpo, redução na geração do resíduo, disseminação da ação em outras instituição de ensino, realização de gincanas de coleta seletiva do papel em âmbito domiciliar, adoção da prática de coleta intensivamente dentro da escola.
As ações do projeto proporcionaram ao aluno posicionar-se criticamente perante o problema do lixo e os seus impactos ambientais. Afirmo que uma vez conhecedores do problema e de como resolvê-lo, torna-se fácil adotar nova postura em prol desta pequena causa.
Como o Tema Meio ambiente é classificado como tema Transversal são explorados nas diferentes áreas do conhecimento trabalhados de forma contínua e mais aprofundados nas disciplinas de Ciências e Geografia pois contemplar mais habilidades do Referencial Curricular.
As tecnologias e mídias contribuíram de forma muito significativa, principalmente na dinamização da metodologia quanto ao uso de vários conteúdos multimídia, audiovisuais, enciclopédias, e o computador se tornou a ferramenta indispensável para a montagens de textos e aquisição da massa de informações necessárias ao vasto campo, explorado pela temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário